O Primeiro Congresso da Família Salvatoriana no Brasil, teve seu início no dia 28 de abril, na casa de encontros Mariápolis, em Vargem Grande Paulista, São Paulo, motivado pelo tema: Padre Jordan, apóstolo fiel de Jesus Salvador. Compostos de padres, irmãos, irmãs e leigos, o encontro faz parte das comemorações do centenário de morte do fundador da Família Salvatoriana, Padre Francisco Maria da Cruz Jordan, e conta com a presença de salvatorianos e salvatorianas de todos os cantos do país.

A acolhida foi feita pela presidente da CIS (Colaboração Inter Salvatoriana) Irmã Eny Xavier. Estavam presentes o superior geral dos salvatorianos, Pe. Milton Zonta, a vice coordenadora geral das Irmãs Salvatorianas, Ir. Maria Yaneth Moreno; além dos coordenadores das províncias do Brasil e da direção geral dos leigos no Brasil.

Com o objetivo de fazer uma análise da caminhada no Brasil, este primeiro dia foi assessorado pela Irmã Dulcelene Ceccato, da Província de Santa Catarina, que nos introduziu numa análise da caminhada de cada ramo da Família Salvatoriana até a atualidade. A partir da inspiração do fundador Pe. Jordan, que sonhou com uma obra em saída, motivou os presentes a continuar como Família Salvatoriana esse projeto, numa “igreja em saída”, vivendo apostolicamente.

Em seguida, a vice geral das Salvatorianas, Irmã Maria Yaneth Moreno, fez uma explanação do trabalho desenvolvido pela Família Salvatoriana no mundo referente a Justiça, Paz e Integridade da Criação, enaltecendo o espirito de solidariedade do carisma salvatoriano.