O 1º Congresso Nacional da Família Salvatoriana realizado nos dias 28 a 30 de abril, no Centro Mariápolis – Vargem Grande Paulista/SP, reuniu 344 congressistas  em torno do tema “Padre Jordan, apóstolo fiel de Jesus Salvador”. O Congresso foi marcado por um ambiente de muita espiritualidade, reflexão, partilha, comunhão, compromisso, unidade, encontros e vivências.

A manhã do último dia do Congresso, iniciou com a oração dinamizada pelas Irmãs Salvatorianas – Província Santa Catarina, que convidou todos os congressistas a uma só voz rezarem e cantarem salmos de ação de graças,  orações e hinos salvatorianos. Após o momento orante, Irmã Dulcelene Ceccato introduziu os trabalhos do dia, convidando o Irmão Neto para fazer a leitura da Declaração do Congresso a partir das duas prioridades assumidas pela Família Salvatoriana: Revitalização de nossa Identidade Apostólica Salvatoriana (nível interno) e a opção preferencial pela Formação das Juventudes (nível externo).

Na sequência, Irmã Eny Xavier, Coordenadora Geral da CIS, proferiu ao grupo reunido palavras de gratidão, encorajamento e  esperança. Em seguida, os participantes do Congresso foram divididos em 17 Microrregiões para juntos realizarem a avaliação do 1º Congresso da Família Salvatoriana e ao mesmo tempo projetarem as atividades à luz da Declaração do Congresso.

A seguir, foi realizada a Celebração de Envio na Igreja Jesus Eucaristia, a qual pertence ao complexo Mariápolis Ginetta. O grupo seguiu em caminhada até a Igreja, lembrando a caminhada do povo de Deus, pois todos nós somos peregrinos, em busca da Terra Prometida e da salvação.  Ao chegar na Igreja, a Família Salvatoriana formou, um cordão humano que “abraçou” a Igreja  Jesus Eucaristia, como forma de assumir juntos a missão-apostólica salvatoriana de anunciar ao mundo Jesus, o Salvador.

A Celebração de envio foi dinamizada pelo Regional de São José dos Pinhais e Curitiba/PR. Ao iniciar a celebração todos acolheram com muita emoção a relíquia do Venerável Fundador da Família Salvatoriana – Padre Francisco Maria da Cruz Jordan – que neste ano estamos celebrando o Centenário da sua morte, foi acolhida também a relíquia  da Bem-aventurada Maria dos Apóstolos em ação de graças pelo Cinquentenário da sua beatificação. Ao fim da celebração, todos os congressistas receberam uma cruz estampada o ícone de Jesus Salvador e foram todos abençoados.

Após o almoço, os congressistas  despediram-se  e retornaram para suas galileias na alegria de ter participado do 1º Congresso da Família Salvatoriana, que os impulsionou a fortalecer a presença e ação apostólica salvatoriana na Igreja e no mundo.

 

“Qual águia veloz, vai por todo o orbe terrestre e anuncia a Palavra de Deus!”

 

01