Morre aos 95 anos, Dom Paulo Evaristo Arns – Arcebispo Emérito de SP

Com profundo pesar, a Arquidiocese de São Paulo comunica o falecimento do Cardeal Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, nesta quarta-feira, 14.

Aos 95 anos, Dom Paulo estava internado no Hospital Santa Catarina desde o dia 28 de novembro.  

O funeral acontecerá na Catedral da Sé. As informações sobre missas e o sepultamento serão divulgadas em breve.

Dom Paulo foi 5º arcebispo de São Paulo, permanecendo à frente da Arquidiocese por 28 anos, entre 1970 e 1998. Anteriormente, de 1966 a 1970, foi bispo auxiliar de São Paulo. Em 1973 foi feito cardeal pelo Papa Paulo VI. Desde 1998, quando renunciou como arcebispo por motivo de idade, era arcebispo emérito de São Paulo.

No último dia 27 de novembro, Dom Paulo participou de uma missa na Catedral da Sé, em comemoração aos seus 71 anos de ordenação presbiteral.

Dom Paulo foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1945, em Petrópolis (RJ).  Seu lema sacerdotal “EX SPE IN SPEM” (De Esperança em Esperança).

No dia 2 de julho de 2016 celebrou na Catedral da Sé os 50 anos de sua Ordenação Episcopal completados no dia 3 de julho.

O episcopado de Dom Paulo à frente da Arquidiocese foi vivido em meio ao período da ditadura militar, mas isso não intimidou o Cardeal da Esperança de agir incansavelmente pela defesa da vida.

“Os cristãos terão ainda deveres especiais. Nessa época, mais do que em todas as outras, deverão eles implorar a presença e as luzes do Espírito Santo, em favor daqueles que vão abrir caminhos, definir rumos e indicar meios para chegarmos àquilo que é chamado por todos de ‘bem-comum’”, escreveu em um dos  textos da seção ” Encontro com o Pastor”, do jornal O SÃO PAULO, semanário da Arquidiocese, em 1987.

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *