Queridos Jovens,

Com grande prazer apresento este projeto “300 anos de bênçãos: com a Mãe Aparecida, Juventude em Missão!”. Ele é um passo de aprofundamento de um caminho que vem sendo percorrido há décadas pela Igreja no Brasil. Iluminada pela “opção preferencial pelos jovens” lançada pela Conferência de Puebla (1979), a evangelização da juventude encontra uma importante referência no documento “Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais” (Doc. 85 da CNBB). A peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude – a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora – e a própria Jornada foram um momento privilegiado do protagonismo juvenil em nosso país.

Com estes importantes impulsos, o atual projeto se liga com os 300 anos do encontro da venerada imagem de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. Uma peregrinação nacional está em curso: os jovens conduzirão a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida em todas as Dioceses do Brasil. Esta importante iniciativa tem, portanto, um importante fundamento na piedade popular e na devoção a Nossa Senhora. Mas deseja, acima de tudo, dinamizar os três eixos pastorais – Missão, Assessoria, Estruturas de acompanhamento – abrangendo a evangelização da juventude de modo amplo, articulado e profundo.

Peço a Deus que abençoe e torne fecunda essa iniciativa. E, a Nossa Senhora Aparecida, peço que acompanhe a todos vocês em todos os momentos e situações, torne-os cada vez mais apaixonados por Jesus Cristo, por seu Evangelho e por sua Igreja. E que cresça no coração dos adultos uma paixão pela juventude.

+ Raymundo Card. Damasceno Assis

Arcebispo Metropolitano de Aparecida

 

Cronograma do Projeto

Abril de 2015: entrega da cartilha na 53ª. Assembleia da CNBB.
18 de abril (manhã): apresentação do Projeto aos Bispos na 53ª Assembleia da CNBB.
18 e 19 de abril (das 23h às 06h): Vigília de abertura, com o Setor Diocesano da Juventude e lideranças juvenis.
19 de abril (10h30): Missa de envio no Santuário de Aparecida;

Outubro de 2015, mês missionário: missão jovem nos regionais com visita às famílias, às casas de recuperação de dependentes químicos, aos presídios, à Fundação Casa, às universidades, às escolas públicas etc.

Dezembro de 2015: expedição missionária na Arquidiocese de Palmas – Estado do Tocantins (missão junto aos povos indígenas).

Outubro de 2016: missão nas dioceses do Brasil (famílias, casa de recuperação de dependentes químicos, presídios, Fundação Casa, universidades, escolas públicas etc), concluída com a celebração do DNJ. Expedição missionária nas dioceses do Regional Norte 03 da CNBB (menos na arquidiocese de Palmas).

Julho de 2017: missão em torno dos grandes rios do Brasil e, nos últimos 10 dias do mês, expedição missionária em torno do rio Paraíba (onde foi encontrada a imagem de Aparecida).

30 de julho de 2017: celebração de conclusão do processo; récita do terço no Porto Itaguaçu, em Aparecida, com os jovens missionários, interagindo com os demais jovens em cinco Santuários, um em cada região do Brasil. O terço será interativo através de telões colocados em cada Santuário (Sudeste: Aparecida (Porto Itaguaçu, SP); Norte: Santuário de Nazaré (PA); Nordeste: Santuário do Canindé (CE); Centro Oeste: Santuário Trindade (GO); Sul: Santuário de Nossa Senhora Medianeira (RS). Os jovens de cada Santuário rezam um mistério do terço. Em Aparecida, os jovens estarão no Porto Itaguaçu e, ao final do terço, realizarão uma procissão até o Santuário de Aparecida, onde será realizada a missa de conclusão. A partir das 14h, inicia-se um show, intercalando-se música e testemunho dos jovens que participaram da expedição missionária em torno do rio Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *